Passamos por períodos na vida cristã que intimamente nos perguntamos se vamos conseguir prosseguir na nossa fé.
Se nunca falarmos, certamente pelo menos uma vez isso vai passar no nosso coração!
Fora as dificuldades que possam surgir - perdas afetivas, financeiras, abandono, provocações, difamações, e outras que cada um conhece nas histórias em que ouve ou mesmo pelas que já passou, os relacionamentos (algumas vezes) e críticas (maldosas) são outra fonte de transtornos e tristeza.
Falo dos relacionamentos que nos provam, que nos ferem, como diz um amigo nosso, pastor Ismael, relacionamento com pessoas que nos sentimos dando água a camelos. Sabe o que é isso? Ele assim diz fazendo menção do trabalho que dava na Bíblia dar água a camelos; você tira e tira e tira água do poço e faz um esforço tremendo pra conseguir encher o reservatório desse animal, matar sua sede...custa, dá trabalho, machuca as mãos, faz suar mesmo; é trabalho árduo. Mas que precisa ser feito. É tratar com gente jogo duro, crítica, obstinada. É, algumas vezes, lembrar, não sem tristeza, de versos de uma música da banda Resgate: "A gente já pregou pra crente, mas ele não se converteu"... misericórdia.
Sabe por que? Porque a palavra diz: "Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro". (PV.27:17)
Dessas relações, quando aprovados, saímos mais fortalecidos em Deus. Mais afiados, mais agudos, mais certeiros nas mãos de Deus. Saímos com menos de nós, e mais Dele. POR QUE HOMENS DE DEUS NÃO SE FAZEM SÓ LENDO LIVROS, NEM ASSISTINDO AULAS, CURSOS OU SEMINÁRIOS. Se fazem com VIDA COM DEUS, obediência e relacionamentos. Existe um rastro em Deus e com Deus...
Por outro lado, devemos ter ética fraternal, vamos chamar assim, e amar. Ser doce, ter palavras brandas, ajudar e ter palavras mais duras se preciso, mas com amor. E lembrar que tratamento de Deus na vida de alguém é uma coisa, e falta de compromisso, falta de amor de nossa parte, é bem outra. Pode ser que alguém esteja sendo tratado por meio da privação de algo; ou nós estejamos falhando ao amparar...não sei ao certo, é bom ter cautela. Talvez seja um bom motivo pra eximirmo-nos de uma culpa que é nossa. A Palavra de Deus diz" quando cair teu inimigo, não te alegres, e não regozije o teu coração quando ele tropeçar" (Pv. 24:17). Quanto mais a teu irmão!!! Levantar, sustentar, amparar, cuidar, seguir junto daqueles que estão ao nosso lado, ainda que isso nos fira. Na Palavra de Deus, há valiosas dicas, que seria bom todos nós lembrarmos, bastante, além das valiosas promessas de Deus que recebemos. Vamos ler quais são?
1 - Não julgue. " Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; mas antes seja vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão."(Rm.14:13)
2 - Não fale mal. "Irmãos, não faleis mal uns dos outros..."(Tg 4:11 parte a)
3 - Não queixe-se." Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta." (Tg. 5:9)
4- Não vos mordais nem devoreis uns aos outros. "Porque toda lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás a teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros" ( Gl. 5:14-15)
5 - Não vos provoqueis. "Se vivemos em Espírito, andemos em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros." (Gl. 5:25-26)
6 - Não vos invejeis - versículo acima
7- Não mintais - "Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos." (Cl. 3:9).
Está dentro das nossas Bíblias...Que o Espírito de Deus nos ajude.
Deus os abençoe,
Inté!
Nenhum comentário:
Postar um comentário