Powered By Blogger

sábado, 30 de março de 2013

Sobre o sofrimento

Indo ao mercado ou lojas de chocolates, a gente percebe a loucura do povo em busca de ovos de páscoa - CARÍSSIMOS, e falando francamente acho que os fabricantes mandam uma mensagem pro consumidor:" cobramos o que quisermos e é CLARO que você vai pagar"...Gente, como o povo brasileiro é explorado, como somos enganados...
Tenho muita pena das famílias que vivem com um orçamento apertadinho e querem agradar os filhos. Este ano NÃO comprei nenhum ovo. Aqui em casa, quem quer chocolate, é  caixa, barra, bombom, o que quiserem, mas exploração NÃO!!!!
 E tudo tão longe do que a páscoa representa mesmo, não é?
Gosto de me lembrar do sofrimento, da condição da qual Cristo veio para nos resgatar. Acho demais o relato bíblico sobre o povo sofrendo na escravidão do Egito, o processo de libertação e a libertação (saída) do Egito; a forma como Deus agiu para mostrar a glória Dele - aos poucos, e por fim, humilhando um povo que atribulou e escravizou seu povo por 400 anos. Revelando o Deus zeloso que é por meio das pragas, e por fim fazendo Faraó acreditar que poderia "medir forças" com o Dono daquele povo. Acabou massacrado.
E a nossa Páscoa, sempre lembro da condição do pecado  (Egito espiritual) e Deus dando a libertação por meio de seu Filho - o Cordeiro. Ele deu o Cordeiro perfeito, o sacrifício que cobre o pecado de toda a humanidade. Uma grande história de amor de um Pai que não desistiu do seu projeto de amor; amor pelo homem, sua criação.
Mas para a consolidação de toda essa história, Cristo veio e sofreu. E foi obediente.
E então passamos a ser participantes da glória do Pai. E, se somos participantes de tão imensa glória, por que sofremos ainda? E mais: por que o cristão sofre?
Creio que temos que ter a ótica de Deus para tentar compreender as coisas. Porque os olhos naturais não são capazes de compreender, discernir o que é espiritual. A conversão deve acontecer também sobre a maneira que enxergamos os fatos! A compreensão do homem espiritual é ampliada porque enxerga o natural E o espiritual!
E o que a Bíblia fala sobre o sofrer?
"Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que eu aprendesse os teus decretos" (Sl119:71)
Ah, quando leio isso, logo penso: Ai Pai, sofrer?? Quem quer? Ninguém...já penso nos meus filhos, claro...qual mãe não pensaria?
Este versículo diz: AFLIÇÃO, no hebraico: ABATIDO, PERTURBADO, DIMINUÍDO, CORRIGIDO, DESONRADO, OFENDIDO, HUMILHADO, ENFRAQUECIDO, REBAIXADO. Ou seja, foi bom que eu fosse abatido, ou humilhado, ou desonrado...porque isso levou-me a Te conhecer, Deus! Quando somos ofendidos e feridos, vamos lá chorar pra Deus. E nessa busca muitas coisas acontecem...estamos buscando a justiça, ou a cura, ou o alívio, enquanto Deus começa a se revelar. Conduz-nos à sua intimidade. E a intimidade  nos faz identificar a Sua voz . Seus decretos. E seus decretos são poderosos para mudar nosso homem interior, fazendo-o crescer. Fortalecendo.
De fato a dor faz crescer, não há dúvida. E daí em diante, temos duas opções: paralisar ou avançar.
Paralisados, podemos viver a revolta, a amargura, a rejeição, a depressão. Passamos a viver uma vida natural comum até (ou não, depende do caso) mas no interior há seca, vazio. Avançando, nos vemos diante  do CONFIAR E SEGUIR. Doendo ainda, mas com uma decisão: a decisão de seguir, APESAR DE TUDO. Apoiar-se em Deus e conhecer o caminho da cura de/em Deus.
O sofrimento em secreto faz-nos acreditar erroneamente que ninguém nos enxerga. Que não haverá ninguém pra enxugar o choro ou apoiar. Toda a ajuda parece desaparecer.
O silenciar e esperar para o homem de Deus traz uma grande explosão de justiça de Deus, de seu agir, de seu aplainar - a Seu tempo. Pode acreditar! Assim como foi com Jesus, perto de sua morte, enquanto pedia a seus discípulos: "Orem e fiquem aqui". E foi sofrer em secreto; e quando retornou percebeu o quão solitário estava, vez que os discípulos estavam vencidos pelo cansaço!  E que grande desfecho estava preses a vir sobre todos! Glória a Deus por Cristo, por Sua obra poderosa. Jesus é meu herói! rsrsrsrsrsrs
Quero terminar esta parte deixando este versículo, que nos auxiliou tantas vezes em momentos de crise...a perseverar, o que digo a você, caso esteja passando por uma situação semelhante:
"pois os nossos sofrimentos momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna, que pesa mais que todos eles [sofrimentos]" (2 CO 4:17)
E olhando para Jesus, nosso Cordeiro Santo!
Livres para a Sua Glória.


Deus os abençoe,
Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário