Powered By Blogger

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O silêncio e o processo de cura da parte de Deus

Olá!
Faz tanto tempo que não venho aqui...e aconteceram tantas coisas desde a última vez que postei aqui no blog.
Para quem não sabe, no dia 27 de setembro de 2011, meu pai faleceu.
Após o falecimento do meu pai, entrei em um processo muito complicado emocionalmente. Desde o momento em que recebi a notícia, o choque, e o que se desenrolou depois, tudo ficou dentro de mim como um filme, passando em câmera lenta. Cada momento,cada passo, cada imagem, tudo gravado, lento, doloroso, cortante. 
Para quem me conhece, sabe que eu e meu pai tínhamos alguns problemas de relacionamento. É claro que tenho boas lembranças dele, bons momentos, rimos juntos, mas tivemos desentendimentos também. Era de temperamento forte. Eu não fico atrás...confesso. De personalidade marcante, bravo, tinha qualidades: um pai provedor, inteligente, antenado, bom papo, de bom gosto, caprichoso, bom cozinheiro, hospitaleiro, asseado. Sempre com uma sacada divertida, observações engraçadas. Sempre me incentivou muito a estudar, a ler, a ser atenta, ser melhor; me cobrava quando me via “rechonchuda”, não gostava...E tinha seus defeitos -como todos nós - os quais me permito aqui não mencionar. Quem conviveu com ele os conhece. Não foi fácil.
Tentei honrá-lo o quanto pude e o amava muito, embora fosse um amor sofrido. Sinto uma saudade imensa. Dói muito. Me dizia: - “Eu sou chato, mas um dia você vai sentir falta desse chato e vai dizer: quanta falta faz meu pai”... É verdade, faz muita falta mesmo.Penso nas coisas que poderiam ter acontecido, como tudo poderia ter sido diferente.Rumos diferentes. Fazia mais de três anos que não nos víamos. Minha filha nasceu e ele não a conheceu.
Mas gosto de me lembrar dos bons momentos. O restante, coloco na conta do amor, já passou.
Sou grata por tudo quanto Deus me proporcionou de bom através do meu pai e foi este pai que Ele me deu. E Deus não faz nada ao acaso, pois sabe quem pode passar para nós aquilo que Ele deseja que seja passado. Ainda que na imperfeição de nossos pais e nossas.
Meu pai e minha mãe foram casados por 16 anos. Estavam divorciados. Mas mantinham contato e amizade entre si. Nos últimos tempos, de forma mais distante do que sempre foi.
Deixou-me uma irmã, Maria Fernanda, hoje com 5 anos. Dizem que somos muito parecidas. Acho que nos parecemos muito com nosso pai, daí a semelhança entre nós.
Minha mãe se entristeceu pela perda, todos nós ainda não acreditamos. Foi do coração. Não teve doença, e dizia que não queria ficar velho e que queria morrer assim:” que desse logo um “negócio” e matasse e pronto”. E foi.
E para mim começou um tempo penoso. Eu me lembro de pensar quando soube: E agora? Como eu vou lidar com isso? Ficava brava com as coisas que ele fazia, dizia, mas depois vinha conversar como se nada tivesse acontecido. Sempre foi assim. Mas dessa última não aconteceu...e eu tive a impressão que ia enlouquecer de dor, porque eu acreditava numa reconciliação e esperava  por ela. Orei por isso, mas ela não veio.Talvez se eu aceitasse meu pai com os defeitos que tinha, teria sim acontecido. Porque a gente quer amar mas  quer mudar a pessoa, e tá aí uma lição, nem sempre a pessoa vai mudar...tem que amar como é mesmo, se mudar, se melhorar,  ótimo, todo mundo pode ser uma versão melhor de si, mas...implica em querer, em dobrar a vontade, em conhecer a Palavra de Deus, em se alinhar à ela...enfim.
Mas não queria que as coisas ficassem como ficaram e orava por uma mudança. Esperei. E esperei...e tive a notícia que não aconteceria mais.
Continuo no próximo post pra não ficar cansativo, ok?
Deus os abençoe,
 Inté!

2 comentários:

  1. Oi Carol, faz tempo que não nos vemos por aqui. Lamento a perda de seu pai, eu não sabia!

    Grande Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rode, faz tempo mesmo! Obrigada pela visita.
    Você é sempre bem vinda.
    Beijos!

    ResponderExcluir