Powered By Blogger

domingo, 27 de março de 2011

Solidão


Minha avó sempre me disse: "Filha, quem tem Deus nunca está sozinho"!
Em alguns momentos da nossa vida convivemos com a solidão. Mas não falo daquela solidão gostosa, quando, por exemplo, você quer ficar quieto após um dia barulhento ou cheio de muitas "conversas". Eu mesma preciso muito desses momentos, onde aproveito pra por as "idéias" em ordem... não falo da solidão desejada, da solitude - isolamento intencional. Falo daquela solidão que pesa, esmaga.
Momentos em que você se vê só e o desepero bate. Uma notícia difícil,  um exame médico, uma situação aparentemente sem resolução imediata, problemas finaceiros, dor...momentos de saída da zona de conforto...
Lembro-me de quando recebi a notícia pelo telefonema de minha mãe que meu avô estava com câncer. Ao desligar o telefone, em minha casa, lembro-me exatamente onde estava - em meu quarto, olhando pela janela (aliás gosto de uma janelinha quando estou com problemas, acho que gosto de olhar pro céu pra por a cabeça em ordem, já percebi isso em mim) e um sentimento de solidão me invadiu, aquele "e-agora-o-que-eu-posso-fazer-nada!", momento onde você recebe a notícia, tenta processá-la e achar uma saída mas não consegue...o chão parece que some e que Deus está num lugar muito, muito acima sei lá onde no céu...estranha essa sensação.
Meus avós maternos tiveram uma participação enorme em minha infância e vida. E tem, graças a Deus, tenho minha avó ainda.
E sei que me sentei e percebi que naquele momento eu não tinha pra quem telefonar ou conversar, e ainda que tivesse, não entenderia meu sentimento, por mais boa vontade que tivesse. E me encontrei mais uma vez com ela, a solidão. Silêncio.
Mas logo você percebe que Deus não está mais "naquele lugar muito acima do céú sei lá onde'' e sim falando dentro de você e essa voz te traz de volta à realidade, e uma luz acende lá dentro! Vem a força, o ânimo, a resposta Daquele que habita em nós, que faz morada em nosso interior quando o recebemos...a promessa "não estarão sós, não vos dexarei órfãos" se cumpre.
Gosto de trazer à memória o que me traz esperança (Lm 3:21).
Gosto de me lembrar que já me senti só muitas vezes, porém em todas Deus foi meu consolador, meu suporte, minha força.
Quando passei por situações em que me tive a sensação de abandono. Lembro-me de um tempo que me sentia tão solitária e estive numa ministração,  na verdade era a gravação de um dos CDs do Daniel Souza. Naquele dia fui à frente para receber oração e uma mulher não me disse palavra alguma, veio, orou por mim e me abraçou silenciosamente. Eu claramente percebi que aquele abraço era um abraço de Deus usando os braços dela. Daquelas coisas que você e Deus sabem...coisas entre você e o Pai.
Teria outras situações pra compartilhar aqui, mas deixo pra outros posts. Mas, quando você estiver se sentindo só, olhe com mais atenção, pois Deus ensina na solidão e traz a cura para ela também...uma carta, um e-mail, um telefonema...um amigo, um vizinho, um abraço, logo aparecerão com a mensagem de Deus: "Você não está só! Você não é órfão" ( Jo 14:18).
Deus os abençoe,
Inté!


(Ah, quanto ao câncer do meu avô, ele fez tratamento e foi curado, no tempo do tratamento aceitou a Cristo com meu marido no carro, quando ia à uma das sessões de radioterapia. Deus é sábio, ele ainda estava bem lúcido quando tudo isso aconteceu.Faleceu anos depois).

6 comentários:

  1. Oi amiga..amei...já tive e tenho muitas vezes estes dois tipos de solidão, a desejada, onde Deus fala no silêncio e a outra quando o chão realmente falta e a gente vai correndo buscar Aquele que está em todo lugar..Mas quando se tem um Deus presente realmente a gente nunca fica só...Abração!

    ResponderExcluir
  2. Filha.....
    É..... Deus nunca nos abandonou, mesmo quando não conhecíamos a palavra e vivíamos num mundo de mentiras, sabemos o que passamos, eu, você, minha mãe e meu pai sempre juntos. Passamos por momentos bons, não felizes, mas sobrevivemos graças a Deus.
    Tudo o que Deus permite acontecer em nossas vidas, mesmo a tristeza, solidão, tem um propósito, e Ele faz as coisas acontecerem no momento ideal. Ele pode fazer isso porque conhece você melhor do que você mesma se conhece. E Ele também sabe o que está por vir. Se a hora em que as coisas acontecem parece ser a pior, confie no fato de que Deus sabe de alguma coisa que você não sabe.
    (Isaías 41:10) não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
    (Isaías 41:13) Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.
    Sabe qual é o final desta luta? E que nos vamos ser testemunha, e vamos falar: eu sei o que passei, eu sei o que eu senti, eu sei o que eu sofri o que eu vi, e o que eu vivi, mas sei também que o Senhor faz milagres e que Jesus Cristo é vivo, hoje e será eternamente, porque o meu redentor vive, e nós teremos vitórias sobre os impossíveis. Glória a Deus.
    Te amo muito..
    Estarei por perto........
    Conte sempre comigo.............
    Antonia.

    ResponderExcluir
  3. Sei e conheço de carteirinha
    essa solidão em que falas querida.

    SOLIDÃO
    Kedma O'liver

    Solidão que feri a alma
    que sangra o coração
    que parece que o mundo sumiu
    e que não temos o chão...

    Solidão em que queremos
    um colo encontrar
    ficar bem abraçada
    para o medo passar...

    Solidão que não há palavras
    que possam consolar
    por mais que a busquemos
    não conseguimos encontrar...

    Solidão que só ameniza
    quando olhamos para a cruz
    percebemos que nela ela está
    e descansamos em Jesus.

    Nesses momentos de solidão só Ele mesmo.
    Mas também estou aqui e
    conte comigo quando precisar.
    beijos amada

    ResponderExcluir
  4. É Eni, ainda bem que temos Ele pra nos socorrer!
    beijo, amiga!

    ResponderExcluir
  5. Oi, mãe, que bom você aqui, realmente passamos momentos difíceis mas nosso Deus teve grande misericórdia! Nos abraçou com seus laços de amor e hoje estamos debaixo das asas Dele!
    Obrigada por suas palavras, você é muito especial e preciosa pra mim.
    Te amo!

    ResponderExcluir
  6. Kedma, querida amiga:
    Você é uma pessoa muito especial, obrigada por compartilhar esta linda poesia.
    Ainda que os homens nos desapontem, nos entristeçam, nosso Deus permanece fiel e imutável, sempre pronto a estender os braços quando precisamos de colo...
    Conte comigo!
    Beijo.

    ResponderExcluir