Neemias tinha um sonho. Seu desejo era ver os muros de Jerusalém reconstruídos.
Quando lemos essa história, vamos tirando algumas considerações:
a) Provavelmente Neemias vivia numa situação privilegiada na Babilônia ( Iraque atual), já que era copeiro do rei Artaxerxes e como tal, era de altíssima confiança. Era o homem que provava o vinho do rei antes que lhe fosse servido. Fora as atribuições que um cargo de copeiro lhe trazia. Muitas, dentro do reino: era o segundo posto de autoridade.
b) Não era necessário que ele se preocupasse com os muros da cidade, já que ele mesmo não morava em Jerusalém. A situação que havia por lá não "abalava" em nada sua condição.
c) Deveria ter um bom salário, vivia confortavelmente, tudo lhe corria muito bem onde estava. Vivia em sua "zona de conforto". Mas...
Quando obteve notícias de como andava Jerusalém, com seus muros derrubados e portas destruídas pelo fogo, chorou. E jejuou e orou a Deus.
Não se apegou ao seu conforto. A tristeza da notícia o moveu .Sonhou e pôs a "mão na massa".
Como um homem de Deus, sonhou e OROU. E aí foi a chave, o grande segredo. Ele tinha ao Senhor como aliado.
Depois de obter autorização do rei para viajar, bem como recursos financeiros, foi e iniciou a reconstrução.
É aí que entra a fase da oposição. Ele tinha oposição ao projeto, mesmo tendo Deus
ao seu lado? SIM e MUITA...
Enfrentou fofocas, intrigas, mentiras, acusações, falsas amizades, pressões, o tempo correndo (pois o rei esperava sua volta em Susã - na Babilônia). Chegou ao ponto de liderar uma equipe de homens que reconstruia com uma das mãos e com a outra segurava uma arma, pois até rumores de agressões físicas enfrentou. Alguns não queriam ver os muros de Jerusalém em pé. Alguns não querem ver você em pé, vencendo, conquistando, dando frutos, batalhando pela causa do Senhor; guerreando as guerras do reino de Deus. Se você sorri ou está bem e feliz, se o Senhor te abençoou com algo, é o suficiente. Certamente encontrará oposição a isso. Pode nem ser em palavras, apenas atitudes, gestos...quantos sem palavras dizem tudo o que querem dizer, não é mesmo?
Mas qual foi a reação de Neemias?
Não "arredou o pé"; não desistiu, não parou, não se cansou, não se abateu, não se curvou mesmo em meio às adversidades que a realização do projeto trouxe.
Certamente chorou. (Será que chorou de raiva? Eu choro de raiva...rsrsrs). Ele corria para a presença de Deus, se fortalecia e se mantinha firme, diligente. Se refrigerava na presença do Senhor. Até que venceu, os muros ficaram de pé novamente e a alegria voltou para o povo que estava abatido e triste, sem proteção (pois os muros eram a proteção da cidade).
Quando você sonha, quando você sai para realizar, certamente não faltarão oposições. Mas lembre-se sempre deste exemplo que o Senhor fez questão que fosse relatado em sua Palavra. Ele é fiel, trará o sonho e a concretização. Não faltará coisa grande ou pequena para viabilizar seu cumprimento.
E, como disse Lutero: "Se Deus sustenta a causa, ELA SERÁ SUSTENTADA!"
Que a nossa oração seja: Pai, dá-me sonhos, desejos, visões, que sejam tuas antes de minhas e as plante em meu coração com fogo, para que ardam em mim e me impulsionem a te buscar pela concretização deles. Que meu querer seja o Teu".
Em nome de Jesus.
Sonhe!
Deus os abençoe,
Inté!
Nenhum comentário:
Postar um comentário